sábado, abril 02, 2005

ONDE COLOCAR O ÓLEO DE FRITAR LÁ DE CASA?

Há tempos atrás chegou-me à caixa de correio esta mensagem ( através do colega Vasco Sequeiros)

< Onde colocar o óleo de fritar lá de casa?
Estou a ver que também o deita na sanita da sua casade banho ou talvez, no seu lava loiças, certo? Este é um dos maiores erros que podemos cometer! E porque o fazemos? Porque infelizmente ninguém nos diz como o fazer ...ou não nos informamos. Sendo assim, o melhor que tem a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas de refrigerantes - será que têm resistência suficiente para não serem danificadas até ao local de triagem?), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o doméstico/orgânico). Todo o lixo orgânico que colocamos nos sacos vai para um local onde são abertos e triados. Assim, as nossas garrafinhas são abertas e vazadas no local adequado, em vez de irem juntamente com os esgotos para uma ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais), e ser necessário dispender milhares de Euros a mais para o seu tratamento.
SABIA QUE UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA? (o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos) De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição das águas se não fizermos a nossa parte. VAMOSCOLABORAR!>

Realmente, pode estar na nossa mão, com pequenos gestos, impedir a degradação do ambiente e dos recursos de que precisamos todos.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá Manuel, ainda bem que li o teu post pois fiquei a saber o que fazer do oleo da minha fritadeira...que realmente ia pela banca abaixo.
Um beijo