terça-feira, maio 10, 2005

Apelo


Promontório de Sagres, by IPPAR




Chegados ao fim da estrada
Estávamos cobertos pela poeira e pela fadiga
Não havia nada em volta
senão o latir de um grupo de cães
Altivos e ameaçadores

Nós, de mão dada,
Cruzamos olhares e pensamos
- Não são estes os nossos medos...

Seguimos ainda um pouco mais,
adiante era a falésia que se despenhava no tempo

Temos de saltar, temos de ir mais além!.
Aaaa...lém!


Que importa que este chão sólido e perfeito se dissipe
Que importa que tudo se torne névoa
barulho de mar e força cega do abismo


Vamos.
O que depois nos aguarda é mais do que uma certeza
é a alternativa a ficar duros e inertes
como as rochas que seguram esta falésia


Vamos,
só assim poderemos
vencer a distância
que teima em dividir-nos a meio.

Vamos,
mesmo que nossos corpos
Se estranhem,
Uma força imensa nos une
E nos impele a avançar.

M. Guimarães

7 comentários:

Dra. Laura Alho disse...

Hoje estou sensível. E este texto fez-me chorar por uma qualquer razão que não consigo identificar.

Nem preciso de identificar, não é?

Beijinho *

Manuel disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Manuel disse...

Sim, Cakau, sublimar o que sentimos em sinais exteriores e físicos, pode fazer-nos muito bem. Ou então, como o meu «irmão» G., que tentou pela palavra, o escape que tinha ao seu alcance.
Beijinho. Volta sempre.

Dra. Laura Alho disse...

Obrigada eu, pelo acolhimento, sempre simpático.

Como poderia não voltar? *

Anónimo disse...

"...Que importa que este chão sólido e perfeito se dissipe
Que importa que tudo se torne névoa
barulho de mar e força cega do abismo..."

Um poema belo, que me fez arrepiar..

Abraço ;-)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Mais uma vez, o professor surprende-me!!! Era este poema que me faltava ler, para ganhar ainda mais força e coragem para enfrentar tudo e todos!!! A uma escassa semana dos exames ler este seu poema faz-me ganhar um novo ânimo e confiança!!!
Um abraço..
Pedro - P.L.