quarta-feira, março 09, 2005

Tourada na Póvoa de Lanhoso????Porquê????

A propósito da feira de S.José na Póvoa de Lanhoso ocorreu-me esta página bem representativa do povo do norte:

Tourada é Tortura
O MCP é terminauntemente cuontra a esistência de touradas, taunto as com touros de morte, "à espanhola", como as chamadas "à tradicionale portuguesa". Acreditamos que se trata duma prática cruele de desrespeito pielos animais que deberá sere pura i simplesmente banida.

Qualquer pessoua sensíbel reconhecerá qu'aquilo qu's protagonistas centrais das touradas - o touro i o cabalo - tenhem que suportare na lide só pode sere classificado como tortura!


O sofrimento do cabalo
O cabalo é uma bítima, por bezes ignorada, das touradas. Como tuodos os animais, tamém o cabalo ebita colocare a sua integridade física enhe causa i, por isso, num é de sua libre bontade que se dispoim a enfrentare um touro. O cabalo tem de sere forçado pielo cabaleiro, atrabés de treino intensibo com a ajuda "motibadora" do chicote i das esporas, a aprocimar-se perigosamente do touro, contrariando o seue miedo naturale.
A situaçom de confronto com o touro, além d'embolber um risco reale de ferimento i miesmo de morte, proboca sempre no cabalo uma enorme pressom emocionale i nunca lhe dá prazere.

O sofrimento do touro
O touro começa por sere retirado da bida em liberdade i metido à fuorça enhe apertadas jaulas. Antes da lide i senhe anestesia, som-lhe cortadas as puontas dos cornos enhe zona biba, enerbada i dolorosa, para que se iniba de marrar com biolência. Seguidamente, é-lhe aplicada uma pomada nos olhos para lhe probocare irritaçom diminuindo a concentraçom i a visom. Imediatamente antes d'entrare na arena é agredido com choques por aguilhom elétrico nos testículos, para o fazere irrompere piela ariena aparentaundo sere mais brabio.
Duraunte a lide é probocado, enfurecido, ferido consecutibamente com farpas, cansado até ò esgotamento e, enhe certas localidades da Mouraria como enhe Barrauncos, é finalmente muorto com estocadas, para ilariante júbilo da assistência.

Neste nuobo milénio, como é possíbel qu'ainda se reunam multidoins para assistire entusiasticamente ò sofrimento dum animale metido num bieco senhe saída i senhe qualquere possibilidade de fuga?

Na Mouraria, a tendência atuale parece sere miesmo a d'endurecere ieste espetáculo bárbaro piela reintroduçom do que chamam "corridas integrais", permitindo qu'o touro seija muorto no finale da lide. O MCP lamenta esta regressom cibilizacionale mas, como estom na terra dieles, os mouros que façam o que quiserem. Tamém num se pode esperare demasiado da mourama, num é!? (Mobimento Cíbico Portucalense)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá sr. Manuel Guimarães!!!
Visitei hoje o seu blogg e desde já o felicito... está muito bem organizado!
Ainda não li tudo, mas chamou-me à atenção dest post da tourada! "Num há dúbida que o Mobimento Cibico Portucalense é espessialista em se eixpreçar" !!!
Deu-me muito gozo ler, está muito original!!!

Continue...