segunda-feira, março 21, 2005

Cantiga mirandesa

É duma simplicidade extrema e duma candura lírica impressionante os cantares que a alma pura das gentes da terra mantêm:

Mira-me Miguel
Como estou bonitinha
Saia de burel
Camisinha de stopinha

Ela: Tenlgo tres meninos
Nu tengo que le dar
Põnlgo-m'a cantar(i)
A ansiná-los a bailar(i)

Ele: Tenljo tres õubelhas
Mais uma cordeira
Quiero-me casar
I nu acho quié me queira!

Ela: Bêila Pedro, bêila!
Ele: Senhora quiero pá!
Ela: Bêila mais u pouco
Que lhoulgo fel dará

Ele: Bamos a la cama!
Ela: Bamos a drumir(i)
Ele: yõu lhievo Ia manta
Ela: yõu llúevo 1 Candil

Ambos: Bi benir Ia
Igaita il guêrteiro nõn
Oh que pena tenlgo
No mil coracõn

«Esta canção popular e bailado pastoril, recolhido por António Maria Mourinho na freguesia de Duas Igrejas - Miranda - e transcrito no livro Coreografia popular Transmontana, de António Maria Mourinho e J. R. dos Santos Júnior, permanece viva nas Terras de Miranda.»

em http://aquienordeste.blogspot.com/

Sem comentários: