quinta-feira, junho 09, 2005

O Porto e as festas populares


Ribeira (azulejo)

«Quem vem e atravessa o rio, junto à serra do Pilar» canta Rui Veloso. E com a melodia escorre amor e saudade do velho burgo pardacento.
Recordo o Porto, ainda era eu jovem, puxado numa serpenteante e estonteante corda humana, que descia voando desde Paranhos, pela Rua de S.Catarina, até desaguar na Ribeira. Foi um S. João inesquecível.
Depois, numa orgia de sons, luzes e aromas, nos jardins do Palácio Cristal era afogar a sede de muitos passos que palmilharam as ruas da cidade; resgatar as forças perdidas em tudo que a gula pedisse e a carteira deixasse.
E o Porto ficava nesse dia pequeno como a minha aldeia. Todos os poisos nos eram familiares e as caras que víamos pareciam as dos vizinhos da porta.
Então, para fazer a festa o essencial era a alegria do povo, de alma solta, coração a vibrar, e a música a brotar em tons foliões.
E a noite corria alucinada e cintilante do brilho contagiante da euforia. Foi então que eu me senti pela primeira vez portuense. E hei-de sê-lo enquanto estas doces redordações me afagarem a memória.

2 comentários:

Menina Marota disse...

O S. João, no Porto, uma Festa com uma tradição, cheia de alegria, cor e imaginação...

Gostei muito de ler-te, eu que também sou Portuense do coração...

:-)

Amita disse...

Depois de se "viver" um S. João do Porto,nunca mais se esquece. Adorei o teu texto. Como minhota, mas residente na Invicta, esta cidade tornou-se o meu porto de abrigo e o S. João a noite inesquecível na alegria e no desprendimento de nós. Um abraço amigo