domingo, fevereiro 27, 2005

É Hora

Passada a espuma da vitória, é hora das decisões e da acção. Sócrates, os olhos do povo estão voltados para ti. É-te exigida a coragem de tomares as opções certas, sem atender aos jogos e pressões dos grupos de sempre.
O diálogo é necessário, mas esse não pode ser confundido com a tibieza de um passado recente. Que esse estilo frouxo se não repita.
Para isso, todos esperamos que haja clarividência e sentido de responsabilidade. Na escolha das pessoas certas e na disponibilidade dos que realmente amam o seu povo e se prontifiquem para dar o melhor de si mesmos.
Aqueles que ontem te elegeram serão os mesmos que amanhã te pedirão contas. E para bem de todos nós se impõe que não haja erros no percurso, nem que ninguém tenha a tentação de entrar no poder só para dele tirar proveito.

Nestes dias frios, que saudades de paisagens quentes, à beira-mar, o sol a morrer ao fundo, e saborear o gosto de estar vivo.
Posted by Hello

sexta-feira, fevereiro 25, 2005


Cesário Verde
Posted by Hello

Cesário Verde - 150 anos

A melhor maneira de prestar a justa homenagem a Cesário Verde é lê-lo. Porque foge ao roteiro mais comum da abordagem da sua poesia, deixo aqui o poema IMPOSSÍVEL:

IMPOSSÍVEL

Nós podemos viver alegremente,
Sem que venham com fórmulas legais,
Unir as nossas mãos, eternamente,
As mãos sacerdotais.

Eu posso ver os ombros teus desnudos,
Palpá-los, contemplar-lhes a brancura,
E até beijar teus olhos tão ramudos,
Cor de azeitona escura.

Eu posso, se quiser, cheio de manha,
Sondar, quando vestida, pra dar fé,
A tua camisinha de bretanha,
Ornada de crochet.

Posso sentir-te em fogo, escandescida,
De faces cor-de-rosa e vermelhão,
Junto a mim, com langor, entredormida,
Nas noites de verão.

Eu posso, com valor que nada teme,
Contigo preparar lautos festins,
E ajudar-te a fazer o leite-creme,
E os mélicos pudins.

Eu tudo posso dar-te, tudo, tudo,
Dar-te a vida, o calor, dar-te cognac,
Hinos de amor, vestidos de veludo,
E botas de duraque

E até posso com ar de rei, que o sou!
Dar-te cautelas brancas, minha rola,
Da grande loteria que passou,
Da boa, da espanhola,

Já vês, pois, que podemos viver juntos,
Nos mesmos aposentos confortáveis,
Comer dos mesmos bolos e presuntos,
E rir dos miseráveis.

Nós podemos, nós dois, por nossa sina,
Quando o Sol é mais rúbido e escarlate,
Beber na mesma chávena da China,
O nosso chocolate.

E podemos até, noites amadas!
Dormir juntos dum modo galhofeiro,
Com as nossas cabeças repousadas,
No mesmo travesseiro.

Posso ser teu amigo até à morte,
Sumamente amigo! Mas por lei,
Ligar a minha sorte à tua sorte,
Eu nunca poderei!

Eu posso amar-te como o Dante amou,
Seguir-te sempre como a luz ao raio,
Mas ir, contigo, à igreja, isso não vou,
Lá essa é que eu não caio!

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Protocolo de Quioto


O Planeta azul.

A propósito:

Protocolo de Quioto: Portugal deixa data passar ao lado

Na Rádio Renascença: "Entra hoje em vigor, em 141 países, o Protocolo de Quioto. Sete anos depois de o acordo ter sido assinado na cidade japonesa, o dia é assinalado em todo o mundo, mas não em Portugal."

"A Quercus lamenta que o Governo deixe passar a data em branco, encontrando explicação para tal apenas o facto de estarmos em campanha eleitoral. Contudo, os ambientalistas lançam um desafio: que os políticos usem "a entrada em vigor do Protocolo para falarem de um assunto que diz respeito à sociedade, à economia, aos transportes, à construção, às energias renováveis.

Hoje de manhã, a associação ambientalista entregou um agradecimento às 52 embaixadas em Lisboa dos países que ratificaram o documento. Portugal também foi contemplado, apesar do muito trabalho em atraso.

"No último Orçamento de Estado, devíamos ter a alteração do imposto automóvel, de acordo com as emissões de CO2 e de outros factores de poluição do ar", refere Francisco Ferreira, da Quercus, acrescentando que o Governo não pode "dar sinais contraditórios", anunciando a construção de "mais auto-estradas e pontes", que se traduzem em "mais carros para os centros das cidades".

O ambientalista avança, por outro lado, com propostas: "As pessoas podiam descontar no seu IRS os investimentos que façam em energias renováveis".

O Protocolo de Quioto estabelece as primeiras reduções de gases com efeito de estufa até 2008-2012: "O objectivo é difícil, mas tem que se fazer o investimento", considera Francisco Ferreira." (in http://quercus.sensocomum.pt

...

Bush na Europa

G. W. Bush visitou-nos, mas não para nos dar nada. Apenas está interessado em que nós europeus sirvamos mais uma vez de acólitos à sua política imperialista, disfarçando-a de cooperação e de luta contra o terrorismo e pela liberdade.
Entretanto, o que lhe competia fazer, enquanto «guardião-mor» do planeta, não o faz. E era-lhe tão fácil. Bastava:
- impedir que as mutinacionais continuem a arruinar os países onde se instalam;
- impedir que elas fundem os seus lucros em mão de obra infantil e escrava, por esse mundo fora;
- aceitar de vez o Protocolo de Quioto, para ver se ainda é possível salvar alguma coisa do que resta deste maltratado planeta;
- obrigar os sionistas de Israel a reconhecerem o direito dos Palestinianos a uma pátria;
- que a sua administração abandonasse a prática da especulação cambial que impede que a economia europeia cresça.

terça-feira, fevereiro 22, 2005

L'important c'est la rose

Durante os próximos tempos, e condizendo com a opção de voto do autor deste blog, o visual deste blog é o rosa.

1.ª página
Absolutamente previsível e absolutamente necessário. O que torna o PS absolutamente responsável por tudo o que daqui em diante se passar. O desafio é gigantesco. Agora não há desculpas, não há subterfúgios. Há a faca, há o queijo: - que não cortem os dedos!

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Debate televisivo

Ontem foi pena que durante o debate televisivo na RTP não falhasse a luz por cinco minutos apenas, no estúdio.
Teria sido um fenómeno extraordinário.
Imaginemos que o debate de ideias era subsituído por um debate de «mimos»...
O resultado era bem capaz de ter sido mais interessante.
Não faltariam canelas esfoladas, olhos negros, gargantas arranhadas e alguns cabelos perderiam a compostura do gel e da laca.
Que pena os candidatos não terem simulado umas faltas e agressões enquanto à socapa tentavam atingir o adversário mais próximo.
Diria um:
- isto é pelos 10% que não terei, toma! Leva esta galheta seu radical da m...
- ai tu dizes que nós fugimos e deixamos isto num pântano? Pimba!...No pântano vais ficar tu lavado em lágrimas, seu prematuro da incubadora!
- Acudam, todos me batem!!! Irmã Lúcia valei-me!!! Mas eu não fujo. Atiro-vos já com uns boatos traiçoeiros que até entrais em derrapagem nas sondagens!
- Mas é preciso fazer vencer estas políticas! tenham vergonha ou largo aqui um combate à evasão fiscal que vos esfolo a todos, seus reaccionários...

Do lado de fora ouvia-se um pequeno sussurro: - euuuu....não poooossssso. Falta-me a voz, mas não saio da lutaaaaa...., por isso largo já aqui uns terríveis panfletos anti-maiorias absolutas. E saio de mansinho antes que isto azede...

Voltou a luz e acabou o debate. Polidamente, cumprimentaram-se os quatro sobreviventes e desejaram-se boa sorte.

Mas projectos para tirar o país do atoleiro. Ouvi mezinhas sectoriais que com certeza vão deixar o doente o mirar-se mais ainda...

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Humberto Delgado


ce_hdpt_1jpg
Posted by Hello
Fez ontem 40 anos que Humberto Delgado foi assassinado pela PIDE.
O que teria sido de Portugal se nos anos 60 o país se tivesse aberto à mudança democrática a que aspirava o povo mais esclarecido.
É de crer que estaríamos um pouco mais avançados nesta incessante marcha para apanhar o comboio da História.

Dia de S.Valentim

É estranho como a ferocidade do marketing nos impõe usos e costumes que não tínhamos.
Mesmo assim, e concedendo um pouco, deixo aqui a expressão do quanto devo a todas as mulheres que se cruzaram comigo na vida, namoradas ou não, mas todas elas importantes para tornar os meus dias mais doces e felizes. Principalmente à minha companheira de todas das horas, à mãe dos meus filhos fica este gesto de carinho.
Regina, adoro-te!

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

A campanha em todo o seu esplendor

Preparem-se. Todos os meios serão usados, todos os truques, todas as manigâncias. Tudo será feito até à exaustão, para que nem um voto se perca.
Os golpes baixos, os boatos, os desmentidos, o chorilho das perseguições, as juras e promessas. Nada ficará por experimentar neste tempo agressivo de falácias e de demagogia. O poder a qualquer custo, o poder que ensandece, que fascina e corrói.
Cada vez mais nos fica a sensação de que, apesar dos trinta anos de «democracia», os políticos prosseguem em tratar o povo eleitor como um povo infantil, parolo, sem juízo crítico, facilmente influenciável.
Ainda não será desta vez que teremos uma escolha séria, oportuna e a necessária. Quantos são os políticos que não temem a verdade dos factos? Quantos tomam o problema sério da situação portuguesa e buscam as respostas necessárias, ainda que para isso se exijam sacrifícios?
Uns prometem a distribuição da riqueza para a qual não apontam a fonte. Outros entretêm-se com a representação de seriedade e de competência. Mas projectos sérios, onde estão? Como resolverão o nosso eterno atraso económico e cultural?
Há dias ouvi uma história de espantar. Um cacique local, começou já a preparar os cabazes de mercearia para comprar votos. No Botsuana ou em alguma república das bananas bastará uma garrafa de cachaça.
Afinal, depois de Júlio Dinis e das eleições da Regeneração pouco mais se avançou. Triste fado o nosso.

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Coisas que não prevemos

Se no início das férias de Carnaval pensava que teria tempo de organizar este acidentado blog, agora reservo-me o lamento de ter ficado horas a fio a ver como uma máquina nos atraiçoa com vileza, sem piedade.
Assim, nada se fez. Nem tão pouco a correspondência foi possível abrir. Imponderáveis que as máquinas nos impõem.

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Manutenção

Está a ser difícil entender-me com o «template» e a formatação do blog. Por isso, a quem me visitar as desculpas de um «amador bloguista».