quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Protocolo de Quioto


O Planeta azul.

A propósito:

Protocolo de Quioto: Portugal deixa data passar ao lado

Na Rádio Renascença: "Entra hoje em vigor, em 141 países, o Protocolo de Quioto. Sete anos depois de o acordo ter sido assinado na cidade japonesa, o dia é assinalado em todo o mundo, mas não em Portugal."

"A Quercus lamenta que o Governo deixe passar a data em branco, encontrando explicação para tal apenas o facto de estarmos em campanha eleitoral. Contudo, os ambientalistas lançam um desafio: que os políticos usem "a entrada em vigor do Protocolo para falarem de um assunto que diz respeito à sociedade, à economia, aos transportes, à construção, às energias renováveis.

Hoje de manhã, a associação ambientalista entregou um agradecimento às 52 embaixadas em Lisboa dos países que ratificaram o documento. Portugal também foi contemplado, apesar do muito trabalho em atraso.

"No último Orçamento de Estado, devíamos ter a alteração do imposto automóvel, de acordo com as emissões de CO2 e de outros factores de poluição do ar", refere Francisco Ferreira, da Quercus, acrescentando que o Governo não pode "dar sinais contraditórios", anunciando a construção de "mais auto-estradas e pontes", que se traduzem em "mais carros para os centros das cidades".

O ambientalista avança, por outro lado, com propostas: "As pessoas podiam descontar no seu IRS os investimentos que façam em energias renováveis".

O Protocolo de Quioto estabelece as primeiras reduções de gases com efeito de estufa até 2008-2012: "O objectivo é difícil, mas tem que se fazer o investimento", considera Francisco Ferreira." (in http://quercus.sensocomum.pt

...

Sem comentários: