domingo, março 12, 2006

Encruzilhada


Estava eu na berma da estrada, junto a uma encruzilhada.
E chegou um viajante. Trazia um olhar perscutador e parecia que não acertava com o Norte. Chegou-se a mim e confessou. O rumo tinha sido traçado em tempos idos, com a ajuda de cartilhas elaboradas em laboratórios onde a história se moldava pela sopro inspirado dos Mestres. Mas, agora que os Mestres se esgotaram ou partiram para o reino imenso das brumas, o viajante paladino da vida, estava perdido.
Não havia mais paraísos resguardados por altos muros, nem deste lado dos muros viu ninguém esmagado pelos grilhões.
- Mas para além desta encruzilhada, onde posso encontrar a minha PÁTRIA? Aquela em que somos todos irmãos sob a imensa bandeira da paz e da prosperidade?
Como te compreendo, viajante faminto dos ideais que floreciam em oníricos reinos de abundância e paz.
Mas neste lugar, mesmo no meio desta encruzilhada, ninguém te dará a bússola certa. Apenas te acenam com promessas fáceis, como em campanhas de liquidação de lojas finas. Vás por aqui, ou por ali, o teu destino é sempre ajustado à imensa falibilidade dos prognósticos.
Qualquer que seja a tua escolha, o ardor do sol, a inclemência da chuva, o arrepio do vento, a dificuldade da subida, o peso do carga são um problema teu e de todos os que chegados aqui tenham de escolher um caminho.
- Mas no final, a celebração vai compensar-me de todas estas provações!?...
- É bom saber-te confiante! Mas depois desta encruzilhada, nada mais há do que a certeza de que a tua felicidade será igual à tua desilusão.
Nesse momento chegou um carro colorido, cheio de enfeites circenses, com uma música garrida e cativante. O viajante não me ouviu mais. Partiu atrás do carro que seguiu rodeado duma nuvem de pó.
E eu fiquei a pensar: qual o caminho? No acto da minha escolha serei apenas eu, ou quem escolhe ficou muito atrás, bem por detrás do meu acto quase involuntário da escolha?

M.Guimarães , Pensar o Hoje (2006).

Imagem: www.marciomelo.com/ LuneenLion/Encruzilhada.jpg

4 comentários:

BlueShell disse...

Curioso este teu Post e a pergunta que no final colocas...

Também fiz um texto intitulado "encruzilhada"...

Beijitos
BShell

Unknown disse...

Olá Manel não dividei nunca da tua capacidade de poder de escrita. Beijinhos e parabens pelo post

unknown disse...

já ká não vinha a uns dias..mas gostei..voltarei...agora vou para a aula..bjs

Anónimo disse...

Pergunta difícil a tua... Será que tem resposta? Parece-me que não, continuaremos o caminho, tentando não tropeçar nas encruzilhadas...Beijo!